O esôfago passa pelo diafragma para o estômago. Ele funciona para transportar alimentos da boca ao estômago. O esôfago passa pelo diafragma um pouco antes de alcançar o estômago através de uma abertura chamada de hiato esofágico.
Indicações
Quando a abertura (hiato) no músculo entre o abdome e o peito (diafragma) é grande demais, parte do estômago pode entrar na cavidade peitoral. Isso pode provocar azia (refluxo gastroesofágico: GRE) quando o ácido gástrico reflui do estômago para o esôfago. O reparo da hérnia de hiato é uma cirurgia para reparar uma saliência do tecido estomacal através do músculo entre o abdome e o peito (diafragma) para o peito (hérnia de hiato).
O reparo da hérnia de hiato pode ser recomendado quando o paciente tem:
azia grave
inflamação grave do esôfago resultante do retorno do fluido gástrico (refluxo)
estreitamento da abertura (hiato) através do diafragma (estenose do esôfago)
inflamação crônica dos pulmões (pneumonia) resultante de aspirar frequentemente os fluidos gástricos
Incisão
Enquanto o paciente está em sono profundo e sem dor (anestesia geral), uma incisão é feita no abdome.
Procedimento
O estômago e esôfago inferior são colocados de volta na cavidade abdominal. A abertura no diafragma (hiato) é apertada e o estômago é suturado na posição para evitar refluxo. A parte superior do estômago (fundo) pode ser envolta ao redor do esôfago (fundoplicatura) para reduzir o refluxo.
Cuidado após o procedimento
É possível que alguns pacientes precisem permanecer de três a 10 dias no hospital após a cirurgia. Um tubo será colocado no estômago através do nariz e da garganta (tubo nasogástrico) durante a cirurgia e poderá permanecer por alguns dias. Alimentações pequenas e frequentes são recomendadas.
Data da revisão:
8/11/2011
Revisão feita por:
George F. Longstreth, MD, Department of Gastroenterology, Kaiser Permanente Medical Care Program San Diego, California. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.