O tímpano (membrana do tímpano) separa o canal auditivo da orelha média.
Indicação
A inserção do tubo de ventilação é recomendada para:
fluido na orelha média (presente por mais de 12 semanas)
infecções recorrentes da orelha apesar dos esforços de prevenção (mais de três infecções em seis meses)
otites que não melhoram após dois ou três ciclos de uso correto de antibióticos
Os sintomas incluem:
dor persistente na orelha
drenagem da orelha
perda auditiva (ao longo de três meses)
Procedimento
Enquanto você está dormindo e sem sentir dor (com anestesia geral), uma pequena incisão é feita no tímpano e o fluido acumulado é aspirado para fora. Um pequeno tubo é inserido através da incisão no tímpano para secar a orelha média e evitar novo acúmulo de fluido. O procedimento leva menos de 30 minutos e a anestesia usada é temporária e segura. A incisão sara sem necessidade de suturas e, normalmente, o orifício fecha espontaneamente. Os tubos na orelha caem após alguns meses.
Cuidado após o procedimento
A inserção do tubo na orelha alivia a dor e restaura a audição imediatamente. Geralmente, os pacientes saem do hospital no mesmo dia da cirurgia. A maioria das pessoas que tiveram inserções de tubo de ventilação está bastante satisfeita com os resultados. Ocorre uma redução significativa na frequência e na gravidade das infecções da orelha média. Se as infecções persistirem após a eliminação dos tubos, a operação pode ser repetida.
Data da revisão:
7/30/2012
Revisão feita por:
Seth Schwartz, MD, MPH, Otolaryngologist, Virginia Mason Medical Center, Seattle, Washington. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M. Health Solutions, Ebix, Inc.