A glândula prostática é um órgão que envolve a uretra masculina. Ela secreta fluido que se mistura ao esperma para formar o sêmen. A uretra carrega a urina da bexiga através da glândula prostática até o pênis.
Indicações
Com exceção do câncer de pele, o câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens nos Estados Unidos. A detecção precoce pode resultar de um exame de sangue chamado antígeno prostático específico (PSA) e/ou um exame retal digital. O exame retal digital procura qualquer anormalidade na superfície posterior da glândula da próstata. Um nódulo ou rigidez encontrada durante o exame pode ser um sinal de câncer de próstata.
Técnicas
Há dois métodos cirúrgicos principais usados para remover a glândula prostática. O primeiro método é chamado de "perineal". Uma incisão é feita no períneo, que é a área entre a base do escroto e o ânus.
Normal
A abordagem suprapúbica permite a remoção dos linfonodos e possibilita realizar uma modificação que preserva os nervos podendo evitar a impotência pós-cirúrgica.
Cuidado após o procedimento
Os pacientes com câncer de próstata podem precisar de tratamento com radiação após a cirurgia. Os resultados dependem da extensão da doença e da resposta do tumor à ressecção (remoção) e à radioterapia.
Data da Revisão:
7/31/2019
Revisão feita por:
Sovrin M. Shah, MD, Assistant Professor, Department of Urology, The Icahn School of Medicine at Mount Sinai, New York, NY. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, Brenda Conaway, Editorial Director, and the A.D.A.M. Editorial team.