Normalmente, o cristalino de um olho é transparente. A catarata ocorre quando o cristalino fica opaco conforme você envelhece.
Indicações
Em geral, é recomendada cirurgia para pessoas com problemas de visão ou outros problemas graves causados pela catarata.
Procedimento, parte 1
São usados dois procedimentos para tratar a catarata. No procedimento de extração manual, uma pequena incisão é feita na extremidade da membrana externa do olho (córnea). Então, o cristalino é removido e substituído por uma lente artificial.
Procedimento, parte 2
Outro procedimento é chamado de facoemulsificação. Ela envolve a inserção de uma agulha em uma pequena incisão no olho. A ponta da agulha produz ondas sonoras. Essas ondas sonoras fracionam o cristalino, que é sugado para fora pela agulha. Esse procedimento requer uma incisão menor do que o procedimento de extração manual.
Cuidado após o procedimento
Em geral, a cirurgia de catarata funciona muito bem. A operação apresenta poucos riscos, há pouca dor, o tempo de recuperação é curto e a visão costuma ser muito aprimorada. De todas as cirurgias de catarata, 95% ou mais resultam na melhoria da visão.
Data da revisão:
9/16/2011
Revisão feita por:
Franklin W. Lusby, MD, Ophthalmologist, Lusby Vision Institute, La Jolla, California. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.