| Anatomia normal |
|
O joelho é uma articulação complexa. Ele contém a extremidade distal do fêmur (côndilos femorais) e a extremidade proximal da tíbia (platô tibial). Os côndilos femorais geralmente deslizam suavemente no platô tibial. Isso permite que a perna se mova de maneira suave e indolor.
|
|
| Indicações |
|
A causa mais comum de lesão no joelho levando à artroplastia do joelho é a osteoartrite. A osteoartrite é uma doença degenerativa dos ossos do joelho. Ela faz com que as superfícies da articulação do joelho se tornem irregulares e ásperas, impedindo o movimento suave e indolor da articulação.
A artroplastia da articulação do joelho pode ser recomendada para:
- Osteoartrite (ou artrite) do joelho, que provoca uma dor no joelho que não respondeu ao tratamento conservador (medicamentos AINEs por 6 meses ou mais)
- Redução da função do joelho causada pela artrite
- Incapacidade de trabalhar por causa da dor no joelho
- Incapacidade de dormir à noite por causa da dor no joelho
- Incapacidade de caminhar por mais de 3 quadras por causa da dor no joelho
- Prótese de joelho solta
- Algumas fraturas de joelho
|
|
| Procedimento |
|
A operação é realizada sob anestesia geral. O cirurgião ortopédico faz uma incisão sobre o joelho afetado. A patela (rótula) é colocada de lado, e o cirurgião raspa as cabeças do fêmur e da tíbia para eliminar asperezas. Isso permite que a prótese possa aderir melhor. As duas partes da prótese são implantadas no osso da coxa e no osso da tíbia usando um cimento ósseo especial.
|
|
| Cuidados subsequentes |
|
Você retornará da cirurgia com um grande curativo na área do joelho. Um pequeno tubo de drenagem será colocado durante a cirurgia, para ajudar a drenar o excesso de líquidos da área da articulação. Sua perna será colocada em um dispositivo de movimento passivo contínuo (MPC). Esse dispositivo mecânico flexiona (dobra) e estende (endireita) o joelho em um ritmo e em uma quantidade de flexões predefinidos.
Aos poucos, o ritmo e a quantidade de flexões são aumentados, conforme sua tolerância. A perna deve estar ficar nesse dispositivo enquanto você estiver na cama. O dispositivo MPC ajuda a acelerar a recuperação e diminui a dor, sangramento e infecção após a operação.
Você terá um pouco de dor após a cirurgia. No entanto, é possível que você receba medicamentos por via intravenosa (IV) para controle da dor durante os primeiros 3 dias após a cirurgia. A dor deve melhorar gradualmente. No terceiro dia após a cirurgia, o medicamento por via oral pode ser suficiente para controle da dor.
Você também retornará da cirurgia com várias linhas IV, para hidratação e nutrição. A via IV será removida quando você puder beber uma quantidade suficiente de líquidos sozinho.
Você receberá antibióticos para reduzir o risco de desenvolver uma infecção.
Você também retorna da cirurgia usando meias especiais. Elas ajudam a diminuir o risco de coágulos, que são mais comuns após uma cirurgia na perna.
Você será instruído a começar a se mover e a caminhar logo após a cirurgia. No primeiro dia, você será auxiliado a sair da cama para sentar-se em uma cadeira. Quando estiver na cama, dobre e estenda os tornozelos com frequência. Isso pode impedir a formação de coágulos.
|
|

Data da revisão:
3/22/2013
Revisão feita por:
Ariel D. Teitel, MD, MBA, Clinical Associate Professor of Medicine, NYU Langone Medical Center. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by A.D.A.M. Health Solutions, Ebix, Inc., Editorial Team: David Zieve, MD, MHA, Bethanne Black, Stephanie Slon, and Nissi Wang.
As informações aqui fornecidas não devem ser utilizadas durante nenhuma emergência médica ou para o diagnóstico ou tratamento de qualquer doença médica. Um profissional médico habilitado deve ser consultado para o diagnóstico e tratamento de todas e quaisquer doenças médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas para fins informativos -- eles não constituem endosso desses sites. Nenhuma garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita, é feita quanto à precisão, confiabilidade, pontualidade ou exatidão de quaisquer traduções feitas por um serviço de terceiros das informações aqui fornecidas para qualquer outro idioma.
© 1997-
A.D.A.M., uma unidade de negócios da Ebix, Inc. Qualquer duplicação ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
Todo o conteúdo deste site, incluindo texto, imagens, gráficos, áudio, vídeo, dados, metadados e compilações, é protegido por direitos autorais e outras leis de propriedade intelectual. É permitida a visualização o conteúdo para uso pessoal e não comercial. Qualquer outro uso requer consentimento prévio por escrito da Ebix. É proibido copiar, reproduzir, distribuir, transmitir, exibir, publicar, fazer engenharia reversa, adaptar, modificar, armazenar além do cache normal do navegador, indexar, minerar, extrair ou criar obras derivadas deste conteúdo. É proibido usar ferramentas automatizadas para acessar ou extrair conteúdo, incluindo a criação de embeddings, vetores, conjuntos de dados ou índices para sistemas de recuperação. O uso de qualquer conteúdo para treinamento, ajuste fino, calibração, teste, avaliação ou aprimoramento de sistemas de inteligência artificial (IA) de qualquer tipo é proibido sem consentimento expresso por escrito. Isso inclui modelos de linguagem de grande escala, modelos de aprendizado de máquina, redes neurais, sistemas geradores, sistemas aumentados por recuperação e qualquer software que ingira conteúdo para produzir resultados. Qualquer uso não autorizado do conteúdo, incluindo uso relacionado à IA, constitui violação dos nossos direitos e pode resultar em ação legal, indenizações e penalidades legais na extensão máxima permitida por lei. A Ebix reserva-se o direito de fazer valer seus direitos por meio de medidas legais, tecnológicas e contratuais.
© 1997-

Todos os direitos reservados