A coluna vertebral é composta por ossos (vértebras) separados por discos macios (discos intervertebrais).
Indicações
Geralmente, uma dor na coluna lombar (parte inferior das costas) é causada por discos intervertebrais herniados, crescimento anormal de processos ósseos nos corpos vertebrais (osteófitos) que comprimem os nervos vertebrais, trauma e estreitamento (estenose) da coluna vertebral em torno da medula espinhal.
Sintomas de problemas da coluna lombar incluem:
dor que se estende (irradia) das costas para as nádegas ou a parte traseira das coxas
dor que interfere nas atividades diárias
fraqueza das pernas ou pés
amortecimento das pernas, pés ou dedos dos pés
perda de controle do intestino ou da bexiga
Incisão
A cirurgia é feita enquanto o paciente está em sono profundo e sem sentir dor (anestesia geral). É feita uma incisão na parte inferior das costas, na linha média.
Procedimento
O osso que cobre a medula (lâmina) e se curva ao seu redor é removido (laminectomia) e o tecido que está causando pressão sobre o nervo ou a medula é removido. O orifício pelo qual o nervo passa pode ser ampliado para evitar mais pressão sobre ele. Às vezes, um pedaço de osso (enxerto ósseo), um dispositivo intercorporal (gaiola) ou pedúnculos podem ser usados para fortalecer a área da cirurgia.
Cuidado após o procedimento
Normalmente, os pacientes precisam de fisioterapia para otimizar a mobilidade espinhal após a cirurgia da coluna lombar. Os resultados são variáveis, dependendo da doença tratada.
Data da revisão:
6/7/2012
Revisão feita por:
Dennis Ogiela, MD, Orthopedic Surgeon, Danbury Hospital, Danbury, CT. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M. Health Solutions, Ebix, Inc.