As artérias que fornecem sangue à perna se originam na aorta e nos vasos ilíacos.
Indicação
Essas artérias podem ficar bloqueadas com a placa aterosclerótica. Os sintomas desse bloqueio incluem dor, geralmente no pé e na panturrilha, e úlceras e feridas que não cicatrizam no pé e na perna.
Incisão
A cirurgia de bypass da artéria periférica é necessária para lesões ateroscleróticas nas artérias da perna. Essa cirurgia envolve o uso de um enxerto de veia (veia safena), que é retirado da mesma perna, e a sutura da veia na artéria para desviar da obstrução. Enquanto o paciente está anestesiado com anestesia geral ou raquidiana, uma incisão é feita dentro da perna, da virilha até abaixo do joelho.
Procedimento
A veia é liberada do tecido circundante e suturada em seu lugar na artéria, acima e abaixo da obstrução aterosclerótica.
Cuidado após o procedimento
Geralmente, os pacientes conseguem caminhar alguns dias depois da cirurgia e costumam sentir alívio imediato das dores. Mudanças no estilo de vida, como mudanças na dieta e parar de fumar, são cruciais para o sucesso da cirurgia de desvio arterial periférica a longo prazo.
Data da revisão:
5/14/2012
Revisão feita por:
Shabir Bhimji, MD, PhD, Specializing in Cardiothoracic and Vascular Surgery, Midland, TX. Review provided by VeriMed Healthcare Network. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M. Health Solutions, Ebix, Inc.