A bile é um fluido digestivo secretado pelo fígado e armazenado na vesícula biliar, que normalmente é liberado na parte superior (duodeno) do intestino delgado através do esfíncter de Oddi. A bile, liberada após uma refeição contendo gorduras, auxilia na absorção e na digestão da gordura.
Indicação
A obstrução biliar ocorre quando o duto que transporta a bile do fígado ao intestino delgado (duodeno) é bloqueado por uma pedra, um tumor, um ferimento ou uma inflamação de qualquer um dos dutos. Um tumor no pâncreas pode pressionar os dutos, provocando uma reserva de bile na vesícula biliar. Exames de sangue podem indicar alto nível de bilirrubina, um produto residual do fígado, ou o diagnóstico pode vir de exame endoscópico. A obstrução biliar não tratada pode provocar infecção com risco de vida ou doença hepática crônica.
Procedimento
Um dos métodos para diminuir o bloqueio no duto biliar devido a tumores pancreáticos é a colocação de um stent, dispositivo projetado para manter estruturas em forma de tubo abertas. Um endoscópio (instrumento introduzido pela garganta até o esôfago, passando pelo estômago até o duodeno do intestino delgado) ajuda o cirurgião a ver o bloqueio e colocar o stent na posição correta. Pode ser injetado um contraste. São tiradas radiografias para garantir que o stent seja colocado corretamente e o fluxo de bile seja restaurado.
Cuidado após o procedimento
Uma vez que o fluxo de bile é restaurado, a ameaça de infecção e inflamação diminui. Entretanto, o prognóstico pode não ser muito alterado se o carcinoma pancreático não for tratável. Também pode haver recorrência do bloqueio (reestenose), exigindo uma nova cirurgia ou a substituição do stent.
Data da revisão:
8/24/2011
Revisão feita por:
David C. Dugdale, III, MD, Professor of Medicine, Division of General Medicine, Department of Medicine, University of Washington School of Medicine; and Yi-Bin Chen, MD, Leukemia/Bone Marrow Transplant Program, Massachusetts General Hospital. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.