Um medidor de pico de fluxo ajuda a verificar se a sua asma está controlada.
Use-o todos os dias e mantenha um registro dos resultados para ajudar seu médico a saber mais sobre sua asma. Isso também pode ajudar a determinar se a asma está piorando, mesmo antes de apresentar os sintomas.
Uso do medidor de pico de fluxo - parte dois
Primeiro, mova o marcador para a parte inferior da escala numerada.
Uso do medidor de pico de fluxo - parte três
Levante-se em pé, com a cabeça para cima, e respire fundo. Encha os pulmões completamente. (Ficar de pé ajuda a introduzir mais ar nos pulmões).
Uso do medidor de pico de fluxo - parte quatro
Encaixe o bocal do medidor na sua boca, entre os dentes. Feche os lábios em torno dele. Não coloque a língua dentro do orifício nem bloqueie as aberturas para ventilação na parte traseira.
Uso do medidor de pico de fluxo - parte cinco
Assopre o mais forte e rápido que puder. Mova o marcador o máximo que puder com seu sopro, portanto concentre-se em exalar com força e rapidez.
Uso do medidor de pico de fluxo - parte seis
Mova o marcador de volta para a parte inferior e repita essas etapas mais duas vezes. Se você tossir ou cometer um erro, não inclua esse resultado em uma das três tentativas.
Registre o mais alto dos três números no seu diário de pico de fluxo.
Uso do medidor de pico de fluxo - parte sete
Verifique qual área corresponde à sua pontuação mais alta. Siga o plano desenvolvido por você e seu médico para a área adequada.
Se o melhor esforço estiver na área vermelha, tome seu medicamento de alívio imediatamente e ligue para o médico ou vá para o pronto-socorro.
Data da revisão:
7/9/2012
Revisão feita por:
David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc., and Denis Hadjiliadis, MD, Assistant Professor of Medicine, Division of Pulmonary, Allergy and Critical Care, University of Pennsylvania, Philadelphia, PA.