A articulação do tornozelo liga o pé à perna. A articulação do tornozelo permite que o pé se mova para cima e para baixo e faça movimentos para dentro e para fora. Os músculos, tendões e ligamentos cercam o tornozelo, conferindo a estabilidade necessária para caminhar e correr.
Torção do tornozelo tipo I
A forma mais comum de lesionar o tornozelo é por uma torção do tornozelo. Quando há uma torção, seus ligamentos são estirados, parcialmente distendidos ou totalmente distendidos. O tipo mais comum de torção é uma lesão por inversão, quando o pé gira para dentro. As torções do tornozelo podem variar de leves ou moderadas até graves. A torção do tornozelo tipo I é uma torção leve. Ela ocorre quando os ligamentos foram um pouco estirados ou distendidos.
Torção do tornozelo tipo II
A torção do tornozelo tipo II é um nível moderado de torção. Ocorre quando algumas das fibras dos ligamentos são totalmente distendidas.
Torção do tornozelo tipo III
A torção do tornozelo tipo III é a mais grave. Ela acontece quando todo o ligamento é distendido e existe uma grande instabilidade da articulação do tornozelo.
Data da revisão:
5/1/2011
Revisão feita por:
Linda J. Vorvick, MD, Medical Director, MEDEX Northwest Division of Physician Assistant Studies, University of Washington, School of Medicine. Also reviewed by David Zieve, MD, MHA, Medical Director, A.D.A.M., Inc.