A cateterização é realizada por meio da inserção de um catéter (um tubo oco, geralmente com um balão inflável na ponta) na bexiga urinária. Esse procedimento é realizado em casos de obstrução urinária, após procedimentos cirúrgicos na uretra, em pacientes inconscientes (devido a anestesia, coma etc.) ou qualquer outro problema em que a bexiga precise ser mantida vazia (descomprimida) e o fluxo urinário garantido. A cateterização realizada em pacientes do sexo masculino é um pouco mais difícil e desconfortável do que em mulheres, devido ao maior comprimento da uretra.
Data da revisão:
1/26/2012
Revisão feita por:
A.D.A.M. Editorial Team: David Zieve, MD, MHA, and David R. Eltz. Previously reviewed by Susan Storck, MD, FACOG, Chief, Eastside Department of Obstetrics and Gynecology, Group Health Cooperative of Puget Sound, Bellevue, Washington; Clinical Teaching Faculty, Department of Obstetrics and Gynecology, University of Washington School of Medicine (9/13/2011).
Health Content Provider
06/01/2025
A.D.A.M., Inc. é reconhecida pela URAC, também chamada de American AccreditationHealthCare Commission (Comissão de Reconhecimento de Cuidados de Saúde). O programade reconhecimento da URAC é uma auditoria independente com o objetivo de verificarse a A.D.A.M. segue padrões rigorosos de qualidade e responsabilidade. A A.D.A.M.está entre as primeiras empresas a conquistar essa importante distinção para informaçõese serviços de saúde on-line. Saiba mais sobre a políticaeditorial, o processo editorial e a política de privacidade da A.D.A.M. A empresa é também um membro fundadorda Hi-Ethics e segue os princípios da Health on the Net Foundation (Fundação daSaúde na Internet) – www.hon.ch.